PROJETO DE LEITURA
H I S T Ó
R I C O
O projeto dos Contadores de Histórias surgiu em 2006 como uma das atividades do
projeto: Ações Educativas Complementares, desenvolvido pela Secretaria de
Educação, tinha como objetivo principal despertar nos alunos o gosto pela
leitura através da arte de contar histórias.
A seleção dos contadores foi feita através do concurso: Incentivo à leitura e a
produção literária no qual, puderam participar alunos do Ensino Fundamental e
Médio das escolas públicas municipais e estadual. Os estudantes participaram de
um momento cultural, onde tiveram a oportunidade de demonstrar suas habilidades
enquanto contadores de histórias. Entre eles foram escolhidos os dez alunos que
mais se destacou, cada contador recebia mensalmente uma bolsa equivalente a R$
60,00 (sessenta reais).
A principio o projeto tinha como meta atender dez escolas, no entanto, a
aceitação do público superou as expectativas, sendo assim surgiu à necessidade
de estender para outras instituições, que, além de contar histórias foram
desenvolvidas várias atividades de final de ano, onde a equipe visitou
hospitais, creches, banco e escolas para levar mensagens de otimismo, poemas
musicalizados e dinâmicas com o objetivo de elevar a autoestima, partilhar a
amizade e a solidariedade, tornando, assim, o momento de pura confraternização.
A experiência causou um grande impacto positivo na prática de incentivo à
leitura e a escrita. O trabalho dos contadores de histórias vai muito além de
uma ação de leitura. É uma paixão! Por isso, se faz necessário a sua
continuação.
J U S T I F I C A T I V A
As histórias sempre fascinam o ser humano. Nas palavras ditas ou escritas de um
bom narrador, os episódios adquirem vida. Somos então transportados para outro
mundo real. Lá acompanhamos os personagens em suas aventuras e em seus dramas,
compartilhamos suas alegrias e tristezas.
A arte de contar histórias é milenar. Após a invenção da imprensa a narrativa
oral perdeu o status de principal maneira de transmitir saberes. No entanto, há
sociedade que durante século utilizaram a palavra para manter a sua cultura,
geração após geração.
Todo povo tem histórias que contam as coisas que precisam saber. Elas
acompanham nossa vida, desde pequeno. Quem nunca parou para ouvir uma boa
história contada pelo vovô, pela vovó, pela mamãe? Quem não gosta de ouvir ou
de ler uma boa história?
As histórias são patrimônios da humanidade. E sabendo que, ouvir e contar
histórias desenvolve a imaginação, resgata a cultura oral e incentiva a
escrita, proporciona momentos lúdicos e de interação com o público, é que
elaboramos o projeto contadores de histórias visando, assim, oferecer aos ouvintes
um conjunto de ações que proporcionarão um encontro mágico com a leitura e com
o objetivo de desenvolver a linguagem oral e escrita nos alunos da Educação
Infantil e do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano).
O B J E T I V O
Objetivo Geral:
Desenvolver a linguagem oral e escrita dos alunos da Educação Infantil e do
Ensino Fundamental da rede pública de ensino, através da leitura e contação de
histórias.
Específicos:
- Despertar nos alunos o gosto
pela leitura através de textos literários;
- Desenvolver as potencialidades
artísticas e culturais através da poesia, contos, novelas, etc.
- Elevar a autoestima através
dos textos e dinâmicas e melhorar sua capacidade de se comunicar, de
conviver e de respeitar as diferenças;
- Estimular nos alunos a
reflexão e a revisão de valores, atitude e comportamentos;
- Resgatar a tradição da arte
de contar histórias;
- Partilhar a amizade, o
companheirismo e a solidariedade entre os membros do grupo de contadores
de histórias;
- Promover a diversão e o
lazer nos espaços escolares e públicos.
A Ç Õ E S
- Organização de roda de
leitura;
- Dramatizações de história;
- Momento de leitura livre;
- Apresentação do teatro de
fantoche;
- Utilização de um banco de
personagens para contação;
- Organização de oficinas de
artes – confecção de elementos da narrativa;
- Exposição de livros;
- Momento de desenho livre;
- Apresentação com mímicas e
músicas;
- Reconto de histórias;
- Montagem de varal literário;
- Desenvolvimento de oficinas
de desenhos e pintura;
- Apresentações de painéis de
leitura;
- Concurso de leitura (reconto
e produção de poemas);
- Organização da hora do conto
com personagens caracterizados;
- Exposição do mural de
poesias;
- Realização da caravana da
alegria e da caravana do natal;
- Arraial da leitura.
P R O C E D I M E N T O S M E T O D O L Ó G I C O S
A proposta de trabalho do Projeto Contadores de Histórias está dividido
em duas etapas: no primeiro momento, as atividades serão desenvolvidas na
Biblioteca Infantil do Centro Cultural, onde as escolas poderão trazer os
alunos para participarem das ações de leitura contidas na programação. No
segundo momento, os contadores de histórias visitarão as escolas e outras
instituições do município.
Os trabalhos dos contadores fundamentam-se na utilização da tradição da palavra
falada a partir de atividades lúdicas e atrativas. Coerente com a proposta em
vista será desenvolvida várias ações, a fim de proporcionar aos ouvintes
oportunidades de poder ler por prazer, compartilhar histórias com os amigos,
ter acesso fácil aos livros e assim adquirir o hábito pela leitura.
A V A L I A Ç Ã O
Durante as apresentações observando:
- Envolvimento do público;
- Solicitações das escolas;
- Exposição das opiniões;
- Atitudes e comportamentos relacionados à busca de mais leitura.
Fonte: http://www.prefeiturateotonio.com.br/espacocultural.php?p=230
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